A matéria da imagem

As notas seguintes correspondem a algumas entradas de um projectado dicionário intitulado A matéria da imagem. Dicionário sobre materiais, técnica, conservação e estudo laboratorial de pinturas. Surgido na confluência da história das técnicas, da história da arte, da conservação e restauro e da análise química, que tem como principais destinatários pessoas com interesses na área da história, especialmente na história da arte.

As entradas correspondem aos materiais mais frequentemente utilizados em pintura (materiais de suporte, pigmentos, aglutinantes e vernizes), aos termos relacionados com a técnica de pintura que estão directamente relacionados com os materiais e o estudo laboratorial (por exemplo, arrependimento, preparação e pintura a têmpera), aos conceitos de conservação e restauro directamente relacionados com a materialidade das pinturas e o estudo laboratorial (entre os quais destacamento e repinte), aos métodos de análise mais frequentemente usados (análise microquímica, fluorescência de raios X e radiografia, entre outros) e aos conceitos de outra natureza que estão envolvidos nalguns estudos laboratoriais (datação e autenticidade, por exemplo).

A extensão dos artigos é muito variável. As questões de natureza química e física são reduzidas ao mínimo essencial, sendo somente usados conceitos muito básicos.

Estas entradas foram escritas em 2014 e, consequentemente, não têm em conta conhecimentos posteriores.