Metodologia e linguagem de trabalhos académicos

Estilos

Um conselho para os futuros autores de artigos: por favor, não compliquem. No Word, usem o estilo Normal para todo o texto e os estilos Título 1, Título 2 e Título 3 ou Cabeçalho 1, Cabeçalho 2 e Cabeçalho 3, conforme as versões do programa, para as designações das secções, subsecções e divisões destas, respectivamente. Se fizerem apenas isso e de forma sistemática, não interessa qual é o tamanho da letra, o alinhamento dos parágrafos ou o espaço entre linhas, entre muitas outras coisas, pois é simplíssimo ajustar isso depois. Podem simplesmente usar os estilos, que estão à vista no Word, tal como estão pré-definidos.

Pelo contrário, se manualmente modificam o tamanho da letra de um parágrafo, ou manualmente ajustam o seu avanço de linha, ou manualmente fazem qualquer outra coisa ao parágrafo, como faz a maior parte, além do risco de entregarem um documento com formato incoerente e, por isso, com aspecto de não ter sido revisto conveniente (o que não ajuda na avaliação), só vão dar trabalho extra a quem depois tem que fazer a paginação da revista.

Um artigo, quando é publicado, não sai com o aspecto gráfico que tem no documento do Word entregue – e ainda bem! Por isso, não vale a pena fazerem alguma coisa a esse respeito – que depois tem que ser desfeito.